Ao longo dos anos, milhares de pessoas são vítimas de acidentes do Trabalho no Brasil. De acordo com dados do RADAR SIT, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho - SIT, unidade administrativa vinculada ao Ministério do Trabalho, do Poder Executivo Federal, em 2022, mais de 600.000 pessoas sofreram acidentes de trabalho, sendo destes, mais de 2500 foram a óbito.
Gráfico 1: Estatísticas de acidentes no Brasil – 2016 a 2022
Fonte: Radar SIT, do MTE
Gráfico 2: Estatísticas de acidentes com óbitos no Brasil – 2016 a 2022
Fonte: Radar SIT, do MTE
Ainda de acordo com o Radar STI, praticamente 80.000 destes acidentes tiveram sua origem nas quedas de pessoas por diferença de níveis, sendo que 347 delas vieram a óbito somente nesta linha de apuração. Além das perdas das vidas e do impacto que isto causa nas famílias, os custos ao país e aos empregadores passam de milhares de Reais anuais.
Gráfico 3: SITUAÇÃO GERADORA: quedas de pessoas com diferenças de nível
Fonte: Radar SIT, do MTE
Gráfico 4: SITUAÇÃO GERADORA: quedas de pessoas com diferenças de nível - óbitos
Fonte: Radar SIT, do MTE
A inclusão do Anexo IV – Plataformas Aéreas de Trabalho, no texto da norma NR-18 (Trabalho na Indústria da Construção) tem contribuído ao longo dos anos para uma significativa evolução na cultura de uso das PEMTs (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho) e na melhoria das condições de segurança dos trabalhadores. Porém, ainda percebemos um elevado número de acidentes de trabalho, a maioria ocasionado por quedas, demonstrando que ainda temos muito a evoluir.
Na AVAL RENTAL os cursos de operação de PEMTs são realizados por profissionais altamente qualificados, com conhecimento da legislação vigente, habilitados e certificados pelos maiores fabricantes de equipamentos do mundo. Possuem duração mínima de 08 horas, onde são abordados conceitos teóricos e práticos:
Fale com um dos nossos especialistas e solicite um orçamento para uma melhor avaliação da sua necessidade.